Investigação

A proposta inicial deste trabalho é aliar um levantamento bibliográfico o mais completo possível do romanceiro ibérico recolhido no Brasil com uma análise histórico social, visando traçar possíveis relações e elementos que elucidem os elementos que permeiam essa expressão neste país.

Numa primeira fase, levaremos a cabo um levantamento bibliográfico sistemático a partir das bibliografias de Samuel Armistead e de Costa Fontes às quais se acrescentam trabalhos de recolha e difusão do romanceiro brasileiro mais recentes. O desiderato será  mapear os temas baladísticos de origem ibérica existentes na tradição oral brasileira, bem como esboçar a sua geografia em território brasileiro.

Este trabalho dará origem a uma base de dados preliminar que se disponibilizará neste sítio, como resultado de uma tese de mestrado em “História e Patrimónios” da Universidade do Algarve atualmente em curso (Bruno de Carvalho Belmonte, Subsídios para o Arquivo do Romanceiro no Brasil – título provisório), sob a orientação de Sandra Boto.

Numa segunda fase, o Arquivo tomará a consistência de uma plataforma crossmedia, incorporando não só os dados bibliográficos levantados, mas também os textos, registos vídeo e áudio, numa perspetiva de trabalho a realizar futuramente em parceria com instituições universitárias e de cultura no Brasil.

Com este Arquivo, amplia-se assim o universo romanceiro.pt, que se expande deste modo à tradição do romance tradicional de expressão portuguesa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *